Os tassels são utilizados de várias maneiras e nas mais diversas áreas, da moda ao artesanato, passando pelo design de interiores e de joias. No crochê, por exemplo, ele é um curinga que pode ser usados em:

  • Brincos;
  • Chaveiros;
  • Marca-páginas
  • Móbiles; 
  • Roupas;etc.

Além disso, eles adicionam um toque de elegância e charme a qualquer projeto! 

Por isso, se está interessado em aprender como fazer tassels, este guia passo a passo é para você. Com materiais simples e baratos, você pode criar suas próprias peças para usar conforme preferir. 

Porém, antes há uma pergunta a se responder…

Afinal, o que é tassel?

Um tassel é um adorno ou franja pendente geralmente feito de fios, cordas ou linhas. Como dissemos anteriormente, ele é usado em uma variedade de aplicações de decoração.

Tassels vêm em diferentes tamanhos, cores e estilos, permitindo uma ampla variedade criativa.

Materiais necessários para fazer tassel

Para criar seu tassel, você vai precisar de itens que podem ser facilmente encontrados em armarinhos ou papelarias, se é que já não tem tudo em casa:

  • Agulha de tapeceiro;
  • Linha de crochê ou lã;
  • Papelão;
  • Tesoura;
  • Régua.

Passo a passo de como fazer tassel

Marca-páginas de crochê com tassel

Passo 1: Corte o papelão

Corte um pedaço retangular de papelão do mesmo comprimento do tassel que pretende fazer. Por exemplo: se quiser o tassel com 8cm, você pode contar um papelão de 3cm x 8cm.

Passo 2: Enrole a linha

Enrole a linha/lã ao redor da parte mais longa do papelão até obter a espessura desejada para o seu tassel. Observe que quanto mais voltas você der, mais cheio será o seu tassel. 

Para um tassel de espessura média, 20 a 30 voltas são ideais, mas a quantidade exata de voltas vai depender da espessura da linha usada. 

Passo 3: Amarre o tassel

Corte uma tira adicional de linha e amarre o tassel com alguns nós. Assim, você terá uma “alça” para prender a peça ao projeto de sua escolha.

Além disso, certifique-se de que a amarração esteja bem segura e apertada para que o tassel não venha a se desfazer.

Passo 4: Remova o papelão

Deslize o tassel para fora do papelão. O topo do tassel passará a ser onde fez os nós; observe que terá pontas de fios na parte superior da peça.

Passo 5: Faça a enrolação

Pegue outra tira de linha e enrole-a firmemente em torno do tassel a cerca de 2cm do topo da peça, ou seja, com 2cm de distância do nó superior. 

Após enrolar, dê dois ou três nós para que a linha não solte e esconda as pontas dentro do tassel com ajuda da agulha de tapeceiro.

Passo 6: Faça o acabamento

Segure o tassel pela parte superior, onde fez o nó, e apare as pontas do tassel para que fiquem niveladas. Ou seja, corte qualquer fio solto que esteja sobrando e ajuste o comprimento, se assim for necessário. Está pronto!

Agora você tem seu próprio tassel feito à mão. Utilize a “alça” do topo para prendê-lo ao projeto de sua escolha. Você pode usá-lo em chaveiros, bolsas, cortinas, marcadores de página e até amigurumis. Quer ver? 

Então clique aqui e veja receitas de amigurumi e de crochê que usam do tassel!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *